O número de casos de dengue no Tocantins está preocupando as autoridades de saúde. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já foram confirmados 3.846 diagnósticos da doença em 2024, um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além dos casos confirmados, sete mortes já foram registradas em decorrência da dengue em municípios como Araguaína, Brejinho de Nazaré, Peixe, São Salvador e Taguatinga. Outras duas mortes, em Palmas e Tabocão, ainda estão sendo investigadas.
A capital, Palmas, também enfrenta um aumento no número de casos, embora o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti esteja abaixo de 1%. No entanto, a coordenadora de controle vetorial, Lara Betânia Araújo, alerta que algumas regiões da cidade apresentam índices acima desse limite.
As chuvas constantes do período chuvoso têm favorecido a proliferação do mosquito, principalmente em locais com água parada, como vasos de plantas, pneus e outros recipientes que acumulam água. Por isso, é fundamental que a população redobre a atenção com a limpeza de seus imóveis e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito.