Naturatins Captura Riqueza da Fauna no Parque Estadual do Lajeado com Câmeras-Armadilha
Em uma iniciativa para desvendar os segredos da biodiversidade do Parque Estadual do Lajeado (PEL), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está utilizando câmeras fotográficas para registrar a vida selvagem da região. A metodologia, alinhada com as diretrizes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa monitorar de forma contínua a efetividade das Unidades de Conservação e contribuir para a gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
As câmeras-armadilha são estrategicamente posicionadas em diversos pontos do parque, capturando imagens da fauna em seu habitat natural. A cada etapa do monitoramento, as câmeras são realocadas para garantir uma cobertura completa da área. “É um trabalho que exige planejamento e dedicação”, explica Lyon Cardoso, supervisor do PEL. “A cada 30 dias, coletamos as câmeras para analisar as imagens e definir os novos pontos de monitoramento.”
Os dados coletados até o momento já revelaram informações valiosas sobre o comportamento e a distribuição das espécies no parque. Essa riqueza de informações permite aos gestores do PEL tomar decisões mais assertivas para a conservação da fauna local.