
Foto: Divulgação/Redes sociais
Em uma decisão que repercutiu no Tocantins, o empresário araguainense Márcio César Trindade Oliveira foi condenado a 10 anos de prisão por financiar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de cocaína. A sentença, proferida pela Justiça Federal, detalha como o empresário adquiriu e adaptou uma aeronave para o transporte de grandes quantidades da droga para países da América do Sul.
A operação Rota Caipira, deflagrada em abril de 2023, desvendou um esquema complexo de tráfico internacional de drogas, com a participação de 28 pessoas. Márcio Trindade, apesar de ter sido preso inicialmente, respondia ao processo em liberdade.
De acordo com a investigação, o empresário financiou a organização criminosa entre março de 2019 e agosto de 2021. A aeronave, um Beechcraft Baron, foi fundamental para o transporte da cocaína. A Justiça considerou que as provas apresentadas foram suficientes para condenar o empresário pelo crime de financiamento do tráfico internacional de drogas.
A defesa de Márcio Trindade já anunciou que irá recorrer da decisão, alegando que não existem fundamentos para a condenação. No entanto, a Justiça Federal considerou as provas robustas e manteve a sentença.